O Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luis, o Príncipe Perfeito, é uma organização cultural e de atuação política apartidária, formalmente registrada em cartório como pessoa jurídica.

Os seus membros têm a percepção de que o modelo político republicano presidencialista, implantado por golpe militar em novembro de 1889, jamais conseguiu se mostrar adequado ao Brasil, haja vista o número de vezes em que o país viveu sob regime de exceção e alterou a sua constituição desde aquele golpe. A partir da chamada República Velha até os dias de hoje, o Brasil jamais voltou a ter a proeminência que ocupava junto às demais nações na época do 2º Reinado. Está muito claro, que a República, no lugar de resolver as grandes injustiças sociais, tratou de consolidar um inaceitável modelo de duas classes, que perdura ainda no século XXI.

Queremos a implantação do Parlamentarismo, isto é, um governo parlamentar, em que o número de partidos com representação no Congresso seja limitado por uma eficiente Cláusula de Barreira nas eleições proporcionais.

Como nas Monarquias Modernas, a Chefia de Estado deve caber a uma pessoa neutra e apartidária, com a função de Poder Moderador, isto é, o de confirmar o Chefe de Governo que emergir de uma eleição, destituí-lo em caso de perda de confiança, indicar outro, ou convocar novas eleições.

Recorrendo às nossa raízes históricas, defendemos a retomada do fio da meada que vem desde os reis de Portugal que aqui estiveram, como Dom João VI, seu filho Dom Pedro I, nosso proclamador da Independência e Dom Pedro II, o grande estadista e amante de nossa pátria, além da Princesa Dona Isabel, a Redentora, que nos governou várias vezes substituindo o pai, e ocupando o cargo em momentos difíceis como aquele em que se conseguiu fazer passar a Lei do Ventre Livre, que votou com o Senado e a Câmara. Reconhecemos como legítima e professamos a nossa lealdade à linha dinástica dos descendentes da Princesa Isabel, que passa por seu filho Dom Luis Maria e hoje é encabeçada por Dom Luiz Gastão de Orleans e Bragança, verdadeiro pretendente ao Trono do Brasil.

Copyright © Círculo Monárquico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: wgs.com.br