PRÍNCIPE HENRI DE LIGNE

 

 

Sua Alteza o Senhor Henri Antoine Gabriël Wauthier Marie Lamoral de Ligne, Príncipe Hereditário de Ligne, Príncipe de Ligne, é o sexto na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.


INFÂNCIA

 

O Príncipe Henri nasceu a 1º de março de 1989, em Bruxelas (Bélgica), e é o mais moço dos dois filhos do nobre belga Michel, 14º Príncipe de Ligne, e de sua esposa, a Princesa Dona Eleonora de Orleans e Bragança.

Foi registrado no Consulado-Geral do Brasil em Bruxelas, possuindo, portanto, dupla nacionalidade, brasileira e belga.

Seus padrinhos foram seu tio paterno, o Príncipe Wauthier de Ligne, e sua tia materna, a Princesa Dona Maria Thereza de Orleans e Bragança (Senhora Johannes Hessel de Jong).

O Príncipe foi criado com sua irmã, a Princesa Alix de Ligne, no Castelo de Beloeil, propriedade ancestral de sua Família, a Casa Principesca de Ligne, na pequena cidade também chamada Beloeil, situada na Província de Hainaut, na Bélgica.

Com origens no século XII, a Casa de Ligne é a mais importante da Nobreza Belga. Tendo alcançado notoriedade como cruzados, heróis de guerra, diplomatas, articulares políticos e artistas, os membros da Família são intitulados Príncipes e Princesas desde 1601.

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL

 

O Príncipe Henri fez o curso secundário no Colégio Saint-Benoît de Maredsous (Namur, Bélgica). Em 2013, concluiu o curso de Direito da Universidade de Maastricht (Países Baixos), tendo feito ainda um intercâmbio na Universidade de Salamanca (Espanha). Em 2014, concluiu o Mestrado em Direito Corporativo, também na Universidade de Maastricht.

Atualmente, trabalha em um escritório de advocacia em Bruxelas, mas também já trabalhou em um escritório em São Paulo.

Além de português e francês, o Príncipe fala fluentemente inglês e compreende bem holandês e espanhol.

 

PRÍNCIPE HEREDITÁRIO DE LIGNE E DINASTA BRASILEIRO

 

Imediato sucessor dinástico dos títulos e direitos de seu pai, o Príncipe Henri eventualmente será o 15º Príncipe e Chefe da Casa de Ligne, herdando ainda o vínculo afetivo e as obrigações que por seis séculos unem sua Família a Beloeil e sua gente.

Neste sentido, como futuro Senhor do Castelo de Beloeil, tem participado cada vez mais ativamente da administração da propriedade.

O Príncipe é também um dinasta brasileiro, e, sempre cioso de seus deveres para com o nosso País, vem ao Brasil todos os anos, por vezes passando aqui longas temporadas, de modo que está inteiramente familiarizado com a cultura, as tradições e os modos de ser dos brasileiros.

Copyright © Círculo Monárquico do Rio de Janeiro - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: wgs.com.br